As
pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, não
é mesmo? E as organizações, por sua vez,
dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar sucesso. Nessa relação é
de suma importância que o ambiente de trabalho seja visto como um lugar
agradável e aconchegante que inspire motivação nos funcionários.
Os
gestores já despertaram para o valor que as pessoas, se bem motivadas e
satisfeitas com o seu trabalho, agregam à empresa. Por isso, muito tem se
falado sobre clima organizacional e todas as variáveis que o afetam.
A
dica que trago hoje para as empresas é sobre a pesquisa de clima
organizacional. Essa ferramenta permite avaliar o modelo de gestão e as
políticas vigentes na empresa. Os seus resultados refletem o grau de satisfação
dos funcionários referente a diversos aspectos da organização.
É
sabido que a existência de um CO agradável favorece a satisfação das necessidades
profissionais e pessoais dos funcionários, levando-os a contribuir com a
produtividade e com a eficácia dos trabalhos.
Entretanto, um o clima desagradável pode acarretar em frustrações e
desconfiança entre os colaboradores. Os altos índices de rotatividade e
absenteísmo podem ser resultado de um clima organizacional insatisfatório.
Dentro
da organização existem diversos tipos de funcionários e cada um deles espera
receber da empresa estímulos diferentes. Alguns anseiam por salários mais
altos, outros esperam receber reconhecimento ou até um pouco mais de autonomia.
Assim, o estudo do comportamento humano torna-se mais complexo. Dessa forma, no
que tange a pesquisa de clima, essa deve ser desenvolvida especificadamente de
acordo com as peculiaridades da empresa em questão.
Estudar
o comportamento organizacional é um meio eficaz para entender os reais
sentimentos dos colaboradores para com a organização. Se esse instrumento for
bem aplicado, ele permite o diagnóstico preciso da satisfação, motivação e compromisso
das pessoas que trabalham na empresa. Os resultados desse tipo de estudo podem,
e devem, ser utilizados para realizar melhorias dos processos gerenciais,
prevenindo conflitos e criando um ambiente de trabalho mais agradável e
produtivo. Afinal, como dito no inicio do texto, passamos a maior parte do
nosso tempo nesse ambiente.
Assim,
finalizo hoje o meu blog. Meu muito obrigada a quem acompanhou minhas
postagens! :)