Hoje
trago para vocês um estudo de caso desenvolvido em uma empresa de representação
em vendas na área de distribuição e comércio para materiais de construção
civil, localizada em Brasília.
O trabalho
foi desenvolvido com o objetivo de verificar a relação entre a motivação dos
colaboradores e sua produtividade. Todo o referencial teórico foi pesquisado
com a finalidade de entender como a motivação pode influenciar nos resultados dos
colaboradores de uma empresa:
“Qualquer
pessoa, seja ela quem for, é motivada em determinadas circunstâncias, buscando
atingir seus objetivos. Mas é relevante saber que as pessoas não fazem as
mesmas coisas pelos mesmos motivos, cada pessoa tem um determinado objetivo
motivacional. Ou seja, pessoas são diferentes e cada uma tem sua forma de ser
motivada (BERGAMINI, 2008).” Motivar para a gestão da produtividade é um
processo dinâmico, mas que exige tempo.
“Sua
satisfação (no trabalho) leva aos colaboradores a altos níveis de motivação,
podendo implicar positivamente na qualidade dos resultados, muitas vezes, podem
trazer excelência para a organização. Sua insatisfação promove catástrofes, uma
perigosa acomodação dos colaboradores, que podem destruir a organização.”
“Nesse
sentido, uma das coisas mais importantes que os gestores devem fazer é
enriquecer o trabalho, não apenas ampliando o numero de tarefas dos
colaboradores, mas aumentando a responsabilidade, a amplitude e o desafio no
ambiente de trabalho.”
A
pergunta da pesquisa foi: A motivação é um elemento influenciador na
produtividade dos colaboradores da organização em estudo?
A
coleta de dados buscou identificar e medir separadamente o nível de satisfação
dos fatores higiênicos e dos fatores motivacionais. Os itens explorados
higiênicos foram remuneração de benefícios, segurança e estabilidade, condições
de trabalho, relações com colegas, relações com chefia; os motivacionais são
responsabilidades, reconhecimento, promoção, tipo de trabalho, realização e
satisfação.
Ao
fim, verificou-se que o grupo analisado valoriza as relações com os colegas e
com a chefia, e espera do trabalho possibilidade de crescimento, promoções e
representação da área de trabalho.
Dessa
forma, conclui-se que a motivação influencia na produtividade dos funcionários
dessa organização, já que colaboradores motivados estarão mais predispostos no
ambiente de trabalho e consequentemente, atingindo as metas da empres
Título:
Motivação E Produtividade: Um Estudo De Caso Em Uma Organização De Vendas Em
Brasília
Autoria:
Ananda Ametista de Araujo Arantes1