O que te motiva?

O que te motiva?

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Teste - McClelland

“A automotivação é algo muito pessoal e íntimo. Está fortemente associada às expectativas e objetivos de  vida de uma  pessoa e também às necessidades não satisfeitas. Quanto mais alguém deseja alguma coisa ou sente a necessidade de algo que não tem – seja material ou abstrato - mais envidará esforços (isto é, se motivará) em conquistá-lo.” (Ernesto Berg)
Os estudos realizados por David McClelland, acerca da Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas, apontam três padrões motivacionais relacionados às necessidades e desejos das pessoas dentro das organizações, sendo eles: Realização, Relacionamento/Afiliação e Poder.
Esse teste ira ajudá-lo a desvendar suas principais motivações pessoais e poderá ser muito útil para que você descubra o que motiva você profissionalmente.O meu resultado foi realização.

Pessoas motivadas por realização
- Assumem responsabilidade pessoal por suas ações
- Gostam de tomar iniciativa
- Estabelecem metas elevadas, porém realistas
- Procuram realizar o melhor desempenho possível
- Gostam de fazer as coisas de maneira criativa e inovadora
- Gostam de receber feedback para melhorar seu desempenho
- São competitivas
- Assumem riscos moderados (nem fáceis demais ou difíceis demais)

E o seu?
Confira em: http://www.contabeis.com.br/artigos/2392/teste-sua-motivacao-pessoal/

Teoria ERG

Clayton Paul Alderfer faz um aprimoramento da teoria das necessidades de Maslow e apresenta a teoria ERG. Segundo ela, o homem é motivado por três categorias de necessidades, ordenadas da seguinte forma: as necessidades de existência, as necessidades de relacionamento e as necessidades de crescimento.

Necessidades de existência: englobam as necessidades fisiológicas e os desejos materiais;
Necessidades de relacionamento: trata-se das necessidades sociais, ou seja, o relacionamento pessoal;
Necessidades de crescimento: inclui o desenvolvimento pessoal e as necessidades de estima e auto realização.



Ao contrário da hierarquia das necessidades de Maslow, Alderfer acredita que os diferentes tipos de necessidades estão num mesmo nível, e que para se acessar os níveis mais elevados da pirâmide não é preciso satisfazer as necessidades dos níveis inferiores.  Sob o olhar dessa concepção, as três categorias funcionam simultaneamente e uma motivação eficaz é fruto de uma atenção simultânea das três.