O que te motiva?

O que te motiva?

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Motivação em Tempos de Crise

Estamos passando por períodos de crises sociais, econômicas, culturais e profissionais. Os impactos dessas mudanças repentinas são perceptíveis na saúde física, emocional e intelectual de todos os trabalhadores.
No cenário brasileiro, as incertezas insistem em rodear a classe dos trabalhadores. E é nesse cenário de incertezas que a motivação deve atuar para evitar o absenteísmo em razão de problemas emocionais, biológicos e sociais dos trabalhadores.
A crise, neste cenário, deve ser encarada como uma oportunidade de crescimento pessoal e comprometimento de cada um. É preciso alimentar nos trabalhadores a sensação de pertencimento a uma causa.
Os gestores, portanto, devem influenciar as pessoas de modo a tornarem mais participativas, confiantes, criativas, integradas e comprometidas com a causa da empresa.


Fontes de Motivação no Trabalho

Hoje trago pra vocês uma matéria apresentada pelo Jornal Bom dia Brasil, em 2011. O Jornal disponibiliza os resultados de uma pesquisa realizada com executivos a fim de desvendar o que dá mais motivação no trabalho.
“Um último levantamento com mais de 40 mil executivos no Brasil mostrou que o que motiva homens e mulheres a saírem da cama logo cedo para trabalhar é, em primeiro lugar, a boa relação com os colegas. Depois o reconhecimento profissional; depois vem o prazer de fazer o que gosta; por último, o dinheiro. O resultado de pesquisas como essa tem mudado bastante o dia a dia de grandes empresas instaladas no Brasil”.
Essa pesquisa aponta que, na visão dos empresários, o dinheiro e o status não são os principais motivadores no trabalho. Segundo eles, um ambiente de trabalho saudável e o reconhecimento pelas tarefas cumpridas tem maior poder de motivação.
Outros fatores apontados como fonte de motivação são: ter desafios constantes, voz ativa nas decisões da empresa e um plano de carreira.