Em um material
distribuído pela empresa em que realizo meu estágio na área de RH, encontrei
essas dicas de como motivar sua equipe e gostaria de compartilhar com vocês:
Elogiar: Um elogio sincero e feito na hora
certa, motiva e eleva a autoestima. Não desperdice oportunidades para
distinguir e valorizar uma pessoa.
Ser acessível: Fazer uma gestão de portas
abertas, manter-se disponível e presente oferecendo apoio e ajudar na superação
de dificuldades.
Envolver: Despertar nas pessoas a vontade de
participar, de fazer parte e de se sentirem incluídas.
Despertar entusiasmo: Despertar a paixão, a vontade de
produzir e de crescer, compartilhando experiências e criando objetivos
desafiadores.
Saber comunicar: Dar feedback. A falta de feedback
prejudica o aprendizado e reduz a motivação.
Dar o exemplo: A todo momento as pessoas
procuram nos outros atitudes e ações inspiradoras. Ter coerência entre o que
você fala e pratica.
Dar autonomia: Dividir responsabilidades e dar
um voto de confiança na capacidade de cada um. Enfatize o desempenho positivo e
mostre à pessoa em que ela precisa melhorar.
O estreitamento das
relações entre gerência e colaboradores auxilia nesse processo de motivação.
Com o aumento do nível de comunicação é possível alinhar os
objetivos e renovar as energias