Herzberg concentrou seus estudos na análise
das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa. Segundo essa
teoria, há duas classes distintas de fatores que condicionam o comportamento e
o grau de satisfação dos funcionários de uma empresa:
Fatores Higiênico: Estão relacionados com o meio onde o
funcionário atua, ou seja, todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais
como: ambiente de trabalho, relacionamento com os superiores, segurança no
emprego, benefícios sociais e salário, as oportunidades existentes e etc. Segundo
Herzberg, os fatores higiênicos são importantes para
evitar a insatisfação dos funcionários, mas sua presença não é suficiente para
motivá-los de forma eficiente.
Fatores Motivacionais: Esses fatores dizem respeito ao
trabalhador, e não à empresa. É tudo
aquilo que tem relação com a execução das tarefas e os deveres relacionados ao
cargo em si, como: crescimento profissional,
desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, responsabilidade do cargo
ocupado, auto-realização em cumprir as tarefas designadas e o reconhecimento de
seu trabalho.
Para que se desenvolva continuamente a
motivação no trabalho, Herzberg propõe uma dinâmica que ele chama de enriquecimento
do cargo. Essa dinâmica consiste em substituir as tarefas simples e elementares
do cargo por tarefas mais complexas.
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