McGregor
buscou em seu estudo identificar qual é a percepção dos gestores,
administradores e dirigentes em relação ao comportamento humano no ambiente de
trabalho. Nesse estudo, McGregor identificou dois conjuntos diferentes de suposições
que os administradores fazem sobre seus subordinados, resultando em uma nova
teoria denominada de X e Y.
Teoria X: Representa as seguintes ideias
tradicionais sobre o controle do comportamento humano no trabalho: O ser humano
em geral não gosta intrinsecamente de trabalhar, e trabalha o mínimo possível. Por
essa razão a maior parte das pessoas precisa ser coagida, vigiada, orientada,
ameaçada com castigos, a fim de fazer o devido esforço para alcançar os
objetivos da organização.
Teoria Y: Sob essa teoria os trabalhadores são
encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que
gostam de trabalhar e o fazem como diversão. O esforço físico e mental
empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer.
Aqui é necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas
possam dar o melhor de si, com mais desafios, participações e influências na
tomada de decisão.