O que te motiva?

O que te motiva?

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Motivação no Ambiente Organizacional

A cada dia que passa, a economia global vai se tornando ainda mais competitiva. Essa concorrência está deixando as pessoas ainda mais assustadas, pois o mercado de trabalho vem oferecendo menos ofertas.
Hoje podemos contar com profissionais cada vez mais qualificados no mercado de trabalho. As organizações perceberam isso e estão atribuindo um maior valor aos seus profissionais. No entanto, as corporações começaram a exigir muito e se preocupar pouco com a saúde de seus colaboradores. Como consequência, o número de doenças relacionadas ao estresse começou a aumentar.
Nesse contexto, percebe-se a importância de manter uma pessoa motivada dentro da organização. É importante fazer desse ambiente um local agradável para a convivência com as demais pessoas. Os resultados almejados pela organização tendem a aparecer naturalmente como consequência dessa boa relação de um ambiente mais agradável.
“Mas como toda cobrança que existe e os constantes compromissos intermináveis, não é tarefa fácil manter um ambiente sempre motivado. São necessários os “combustíveis” fundamentais para a sua manutenção. Esses combustíveis são ações feitas pela organização sempre em prol de um ambiente propício à execução das tarefas. Atividades como, por exemplo, integrações realizadas de tempos em tempos abordando temas que enfatizem a política motivacional, ginástica laboral, um espaço para lazer ou descanso, entre outras ações que possam colaborar com um melhor clima organizacional.” (Marcelo Marques Mota)

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Teoria da Hierarquia das Necessidades

Uma das teorias mais conhecidas é a da Hierarquia das Necessidades, desenvolvida pelo psicólogo Abraham Harold Maslow. 
Através dessa teoria, Maslow defende que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de necessidades de cinco categorias. À medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, os desejos são deslocados para aspirações cada vez mais elevadas.



 No que tange a psicologia organizacional, podemos entender o processo da seguinte forma: “Um funcionário jovem em inicio de carreira é motivado pelas escalas iniciais da pirâmide de Maslow; ele trabalha em primeiro lugar para garantir sua sobrevivência e necessidade de segurança. Na sequência ele é motivado a trabalhar para ter as condições físicas que lhe permitam casar-se e ter sua própria família. Uma vez que tenha garantido tudo isso, as principais necessidades do trabalhador passam a ser a sensação de autoestima e realização pessoal.” (Ivan Bottion)
Dessa forma, as empresas precisam oferecer não só recompensas financeiras,  mas sim oferecer aos seus funcionários condições que atendam sua necessidade de expressar sua criatividade e realização pessoal, seja por meio de ações sociais ou do reconhecimento.

Artigo  completo:                                                                                                     http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv3n5/artigo05.pdf