O que te motiva?

O que te motiva?

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Motivação X Produtividade

A motivação no ambiente de trabalho é uma grande preocupação das organizações contemporâneas e pode ser entendida como um estado interno que energiza o comportamento.
A motivação é o fator-chave para o alcance dos objetivos propostos pela organização. Nenhum indivíduo desmotivado envolve-se plenamente em direção ao abarcamento destes objetivos.
“Existem organizações que ditam regras severas de forma pouco clara, outorgando-as aos funcionários, que as executam sem contestação, devido à própria rigidez demonstrada pela classe diretora, e não conseguem demonstrar a importância da atividade de cada colaborador. Outras, porém, preocupam-se primeiramente com o bem-estar do funcionário, oferecendo benefícios monetários e não-monetários, e demonstrando metas e objetivos claros do negócio, fazendo assim com que o funcionário sinta-se parte do sistema, e valorize sua função no negócio.”
Este artigo realiza um estudo de caso a cerca dos impactos das ferramentas de motivação para o melhor aproveitamento da capacidade laboral de um grupo de pessoas inseridas numa indústria de pequeno porte.
 “Este trabalho descreve teorias e conceitos a respeito do melhor aproveitamento do potencial dos colaboradores no ambiente de trabalho, analisando suas necessidades pessoais e suas expectativas de futuro profissional, e prevenindo situações que possam desmotivá-los, a fim de fornecer subsídios para aplicabilidade destas teorias nas organizações.”
Os principais objetivos deste levantamento de dados é identificar a identidade dos funcionários, a sua satisfação, o desenvolvimento dentro da empresa, avaliar a estratégia e gestão, as políticas e práticas e o sistema de liderança vigente.


A Influência da Motivação na Produtividade

O artigo que trago hoje é de autoria de Emidio Aparecido Carrilho e  se propõe a analisar a influência da motivação na produtividade, bem como averiguar as alternativas que possam contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho organizacional.
Podemos perceber que o interesse pelo tema motivação organizacional vem crescendo significativamente nos últimos anos. Nesses estudos, tem-se verificado que a escassez da motivação ocasiona diminuição no índice de produtividade.
“Os estudos que vêm sendo realizados a respeito apontam para o fato de que a pouca motivação do empregado pode ser um dos fatores que contribui para a incrementação da diminuição dos índices de produtividade e também para o aumento de tensões laborais, prejudicando o necessário equilíbrio emocional e social nas organizações” (Schmidt, 1993).
 fatores contributivos para as reações dos indivíduos no complexo organizacional são variados. Destaca-se, entre eles, a própria estrutura, a tecnologia, o poder, a autoridade e o conflito, os mitos, as perspectivas, o processo de interação, os grupos, as lideranças, os fatores biológicos, a comunicação e a motivação humana no trabalho.
Problemas localizados de indivíduos que não se encontram motivados, comprometidos com a execução de sua tarefa, seu desempenho, merecem atenção e cuidado, uma vez que poderão prejudicar o andamento ou o resultado de todo um trabalho coletivo.
Dessa forma, o superior hierárquico deve estar atento e apto para captar o especial significado das ações verificadas no trabalho, convergindo para um comportamento mais aceitável e para o nivelamento de comando.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dinâmicas de Motivação

Lidar com uma equipe nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que se trata de um conjunto de pessoas com objetivos, interesses e metas distintas. Um dos problemas que muitos líderes enfrentam é a desmotivação. Com ela, os colaboradores acabam produzindo menos, não interagem, não se interessam em criar soluções criativas para os problemas internos, faltam ou chegam atrasados com frequência e, muitos deles, acabam até mesmo saindo da empresa.
 Com o intuito de diminuir a desmotivação e todo o mal que ela acarreta, é necessário que a empresa utilize de técnicas de motivação. As dinâmicas de motivação surgem, nesse contexto, para ajudar os colaboradores de uma empresa a interagir com o restante do grupo, aprender a trabalhar em equipe, mostrar suas habilidades e também dificuldades.
Essas dinâmicas colaboram para criar harmonia, descontração e para ajudar os funcionários a criarem soluções criativas para os problemas internos. Quando os funcionários sabem que estão em um ambiente harmonioso que promove atividades visando interação entre os colaboradores, ele saberá que está em um ambiente que se preocupa com o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Como resultado, ele irá trabalhar mais motivado e feliz.
Investir na motivação de seus funcionários garantirá uma rotatividade menor de pessoas em sua empresa, retendo assim talentos e pessoas comprometidas com o crescimento da corporação.