A motivação no ambiente de trabalho é uma
grande preocupação das organizações contemporâneas e pode ser entendida como um
estado interno que energiza o comportamento.
A motivação é o fator-chave para o alcance
dos objetivos propostos pela organização. Nenhum indivíduo desmotivado
envolve-se plenamente em direção ao abarcamento destes objetivos.
“Existem organizações que ditam regras severas
de forma pouco clara, outorgando-as aos funcionários, que as executam sem
contestação, devido à própria rigidez demonstrada pela classe diretora, e não
conseguem demonstrar a importância da atividade de cada colaborador. Outras,
porém, preocupam-se primeiramente com o bem-estar do funcionário, oferecendo
benefícios monetários e não-monetários, e demonstrando metas e objetivos claros
do negócio, fazendo assim com que o funcionário sinta-se parte do sistema, e
valorize sua função no negócio.”
Este artigo realiza um estudo de caso a cerca
dos impactos das ferramentas de motivação para o melhor aproveitamento da
capacidade laboral de um grupo de pessoas inseridas numa indústria de pequeno
porte.
“Este
trabalho descreve teorias e conceitos a respeito do melhor aproveitamento do
potencial dos colaboradores no ambiente de trabalho, analisando suas necessidades
pessoais e suas expectativas de futuro profissional, e prevenindo situações que
possam desmotivá-los, a fim de fornecer subsídios para aplicabilidade destas
teorias nas organizações.”
Os principais objetivos deste levantamento de
dados é identificar a identidade dos funcionários, a sua satisfação, o desenvolvimento
dentro da empresa, avaliar a estratégia e gestão, as políticas e práticas e o
sistema de liderança vigente.
Artigo
completo em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosINIC/INIC0176_03_O.pdf
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