Uma das teorias mais
conhecidas é a da Hierarquia das Necessidades, desenvolvida pelo psicólogo Abraham Harold Maslow.
Através dessa teoria,
Maslow defende que dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de
necessidades de cinco categorias. À medida que os aspectos básicos que formam a
qualidade de vida são preenchidos, os desejos são deslocados para
aspirações cada vez mais elevadas.
No que tange a
psicologia organizacional, podemos entender o processo da seguinte forma: “Um
funcionário jovem em inicio de carreira é motivado pelas escalas iniciais da
pirâmide de Maslow; ele trabalha em primeiro lugar para garantir sua
sobrevivência e necessidade de segurança. Na sequência ele é motivado a
trabalhar para ter as condições físicas que lhe permitam casar-se e ter sua
própria família. Uma vez que tenha garantido tudo isso, as principais
necessidades do trabalhador passam a ser a sensação de autoestima e realização
pessoal.” (Ivan Bottion)
Dessa forma, as empresas precisam oferecer não só recompensas financeiras,
mas sim oferecer aos seus funcionários condições que atendam sua
necessidade de expressar sua criatividade e realização pessoal, seja por meio
de ações sociais ou do reconhecimento.
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