O que te motiva?

O que te motiva?

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Motivação no Trabalho

            As organizações buscam constantemente profissionais produtivos, comprometidos e com foco nos resultados. Mas para isso, é preciso que a empresa ofereça capacitação, treinamento, benefícios e, principalmente, invista em motivação e desenvolvimento pessoal de seus funcionários.
Considerando que a motivação é o combustível que impulsiona os profissionais a se dedicar e dar o seu melhor em suas tarefas diárias e atingir seus objetivos, as organizações devem desenvolver diferentes fatores dentro da empresa para conseguir manter todos motivados e engajados na busca de bons rendimentos.

Essa reportagem oferece dicas de como promover a motivação no ambiente profissional:
- Delegue tarefas de acordo com a capacidade de cada profissional;
- Promova desafios constantes;
- Ofereça benefícios aos colaboradores;
- Reconheça o bom trabalho dos profissionais e da equipe;
- Promova capacitação e treinamentos, visando melhora no desempenho e alta performance;
- Promova um ambiente de trabalho saudável e propício ao desenvolvimento de cada colaborador;
- Cultive a cultura dos bons relacionamentos dentro da organização;
- Estimule a cocriação, criatividade e colaboração.

Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas

Teoria das Necessidades Adquiridas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano David McClelland (1917-1998). Ela parte do princípio de que as pessoas são motivadas por três necessidades básicas: realização, afiliação e poder.
Necessidade de realização: Representa um interesse recorrente em fazer as coisas melhor, ultrapassando os padrões de excelência. Os indivíduos bem cotados neste motivo têm um forte desejo de assumir responsabilidade pessoal por encontrar soluções para os problemas e preferem situações em que obtém feedback acerca do seu desempenho (REGO & JESUINO, 2002).
Necessidade de afiliação: Representa a necessidade de afeição, do desejo de possuir relacionamentos interpessoais agradáveis e estar bem com todo mundo (McCLELLAND, 1997). Pessoas desse tipo geralmente escolhem amigos ao invés de especialistas para trabalharem consigo e tendem a evitar decisões impopulares, mesmo que isso traga algum prejuízo ao andamento das tarefas.
Necessidade de poder: Vem do desejo de ter impacto, de ser forte e influenciar as pessoas (McCLELLAND, 1997). Buscam a influência sobre os outros, preferem estar em situações competitivas e de status e tendem a se preocupar mais com o prestígio e a influência do que propriamente com o desempenho eficaz (ROBBINS, 2002) e sentem-se atraídos por riscos elevados (REGO & JESUINO, 2002).
Segundo a Teoria de McClelland, todas as pessoas possuem, em graus diferentes, estes três tipos de necessidades. Entretanto, apenas uma classe de necessidades vai prevalecer e definirá a sua forma de atuação e sua motivação primordial.
A identificação da necessidade predominante nas pessoas no ambiente profissional permite que se elaborem estratégias de comportamento para lidar com elas de forma mais eficiente.

 Artigo  completo:                                                                                                     http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv3n5/artigo05.pdf