O que te motiva?

O que te motiva?

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

7 Frases que não se deve dizer aos funcionários


Gerenciar pessoas é uma tarefa muito complexa. Não importa quantos são, sempre será um grande desafio entender a motivação intrínseca de cada um.
Quando se trata de motivação, algumas coisas nunca devem ser ditas pelos líderes aos seus subordinados, pois podem gerar desmotivação no individuo e na equipe.
Nesse artigo são listadas sete coisas que não se deve nunca dizer aos funcionários, sendo elas:
1. “Eu sou o chefe, faça o que eu digo.”
2. “Você tem sorte de ter um emprego.”
3. “Se você não gostar, eu vou encontrar alguém que faz.”
4. “Por que você é o único que tem um problema com isso?”
5. “Eu não tenho tempo para isso.”
6. “Você não tem ideia do que é estresse”
7. “Você vê o meu nome na porta?”

Evitando esse tipo de comportamento é possível sentir na empresa os efeitos positivos de tratar os funcionários com igualdade e atenção. Um funcionário satisfeito e motivado pode ser fonte de vantagem competitiva e valor. 

Motivação X Movimento


Motivação é um assunto muito discutido entre empreendedores. Ainda assim poucos a compreendem totalmente e ter uma equipe sempre motivada ainda é um mistério. É preciso tomar muito cuidado, pois uma turma desmotivada é um sintoma de outras áreas doentes no empreendimento.
Quando liderança e motivação são fracas a organização sofre com: alta rotatividade de funcionários; diminuição da produtividade; erros tolos e constantes; faltas, atrasos e um monte de desculpas; pessoas tristes, melancólicas e irritadiças; funcionários com o desempenho despencando; e  resultados aquém das metas definidas.
            Para contornar esses malefícios, a autora começa explicando a diferença entre motivação e movimento:
- O movimento é fácil e tem resultados rápidos: Quando alguém faz algo para evitar punição, ganhar uma recompensa ou competição e o impulso inicial partiu de um terceiro e não dela própria, essa pessoa foi posta em movimento. Se não houvesse o estímulo externo ela não teria feito nada.
- A motivação é difícil e tem resultados duradouros: Se a iniciativa para realizações parte da própria pessoa por uma necessidade interior, se ela é levada a agir por um impulso interno, um desejo, então essa pessoa está motivada.
Assim, identificando o tipo de fator que motiva cada pessoa e segregando as pessoas nas duas categorias (motivação e movimento) é possível criar um plano de motivação, estimulando quando necessário com o movimento.