O que te motiva?

O que te motiva?

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Quais são seus principais motivadores?



Nós nos preocupamos tanto com tudo o que acontece ao nosso redor e com nossos planos futuros que acabamos esquecendo de olhar para dentro de nós mesmos. O autoconhecimento é fundamental para auxiliar no processo de motivação, já que se trata de um processo pessoal resultante da importância que cada um atribui ao mundo ao seu redor.
Nesse contexto, trago para vocês hoje um teste, disponibilizado pela Professora Rosângela, que visa descobrir quais são os principais motivadores de cada um de nós. O arquivo está disponível para download no link abaixo, contendo as questões e o resultado para análise. 





 O meu resultado foi: EV = estilo de vida

Estilo de vida: Essas pessoas querem escolher chegar mais tarde e sair mais tarde, ou chegar mais cedo e sair cedo. Ou querem poder "não chegar" - trabalhar um pouco de casa, do parque, de onde estiverem. Tem como um benefício poder organizar o dia para almoçar com a irmã no dia do aniversário dela, assistir a apresentação de natação do filho, trabalhando antes ou depois do evento.

E você.. O que te motiva???

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A Motivação no Trabalho

A necessidade de entender o que pode ser feito para melhorar os níveis de motivação das pessoas impulsionou, ao longo do tempo, diversas pesquisas. O artigo proposto aborda algumas das principais teorias sobre motivação. 
O quadro abaixo, retirado do artigo, apresenta a evolução histórica dos estudos sobre a motivação no trabalho.  


Antes da Revolução Industrial, acreditava-se que as punições e as restrições financeiras eram a melhor forma para motivar os indivíduos. Entretanto, após esse período, linhas de pensamentos diferentes surgiram com o intuito de descobrir o que deveria ser feito para se motivar os funcionários.
Apesar das divergências, todas as teorias se complementam e contribuem para o delineamento de uma visão mais abrangente do ser humano como tal, tendo em vista a natural complexidade que o caracteriza.
“As teorias sobre motivação, aplicadas de forma eficiente e eficaz pela organização, faz com o que o funcionário se sinta bem em trabalhar e busque realizar suas metas individuais, e contra partida, a organização ganha em produção, na queda de absenteísmo e turnover.” (Bergamini, 1997)

O artigo completo, escrito por Leandro Duarte Fraga, pode ser acessado em: 
http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv3n5/artigo05.pdf