O que te motiva?

O que te motiva?

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Pílulas da Motivação

Em um material distribuído pela empresa em que realizo meu estágio na área de RH, encontrei essas dicas de como motivar sua equipe e gostaria de compartilhar com vocês:
Elogiar: Um elogio sincero e feito na hora certa, motiva e eleva a autoestima. Não desperdice oportunidades para distinguir e valorizar uma pessoa.
Ser acessível: Fazer uma gestão de portas abertas, manter-se disponível e presente oferecendo apoio e ajudar na superação de dificuldades.
Envolver: Despertar nas pessoas a vontade de participar, de fazer parte e de se sentirem incluídas.
Despertar entusiasmo: Despertar a paixão, a vontade de produzir e de crescer, compartilhando experiências e criando objetivos desafiadores.
Saber comunicar: Dar feedback. A falta de feedback prejudica o aprendizado e  reduz a motivação.
Dar o exemplo: A todo momento as pessoas procuram nos outros atitudes e ações inspiradoras. Ter coerência entre o que você fala e pratica.
Dar autonomia: Dividir responsabilidades e dar um voto de confiança na capacidade de cada um. Enfatize o desempenho positivo e mostre à pessoa em que ela precisa melhorar.
O estreitamento das relações entre gerência e colaboradores auxilia nesse processo de motivação. Com o aumento do nível de comunicação é possível  alinhar os objetivos e renovar as energias

Teoria dos Dois Fatores

Herzberg concentrou seus estudos na análise das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa. Segundo essa teoria, há duas classes distintas de fatores que condicionam o comportamento e o grau de satisfação dos funcionários de uma empresa:

Fatores Higiênico: Estão relacionados com o meio onde o funcionário atua, ou seja, todos os benefícios oferecidos pela empresa, tais como: ambiente de trabalho, relacionamento com os superiores, segurança no emprego, benefícios sociais e salário, as oportunidades existentes e etc. Segundo Herzberg, os fatores higiênicos são importantes para evitar a insatisfação dos funcionários, mas sua presença não é suficiente para motivá-los de forma eficiente.

Fatores Motivacionais: Esses fatores dizem respeito ao trabalhador, e não à empresa. É tudo aquilo que tem relação com a execução das tarefas e os deveres relacionados ao cargo em si, como: crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, responsabilidade do cargo ocupado, auto-realização em cumprir as tarefas designadas e o reconhecimento de seu trabalho. 


Para que se desenvolva continuamente a motivação no trabalho, Herzberg propõe uma dinâmica que ele chama de enriquecimento do cargo. Essa dinâmica consiste em substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas.